5 melhores livros sobre boxe para ler e se inspirar

Se você é amante do boxe, em algum momento já deve ter sentido vontade de saber um pouco mais sobre as figuras marcantes do esporte. São várias histórias incríveis para amar ainda mais a modalidade.

E foi pensando nisso que separamos aqui 5 melhores livros sobre boxe para você ler e se inspirar. Continue lendo a seguir.

1. Maguila

Autor: Carlos Alencar

Maguila se sobressaiu na década de 1990 como o principal boxeador do Brasil naquela época. E ele foi, sem dúvidas, um dos grandes pugilistas da história do esporte brasileiro.

Nesta autobiografia, Maguila relembra através das páginas memórias e fatos marcantes de sua vida. 

2. Greatest of all time: A tribute to Muhammad Ali 

Autor: Benedikt Taschen

Greatest of All Time: A tribute to Muhammad Ali, é uma homenagem incrível à encantadora história do maior boxeador de todos os tempos, tanto dentro, quanto fora do Tatame Ringue.

Entrevistas e textos de cinco décadas evidenciam a coragem, convicções e extraordinária construção de imagens que fizeram de Muhammad Ali uma das pessoas mais reconhecíveis e inspiradoras do mundo inteiro.

Ali não era apenas um atleta extraordinário, ele foi também um defensor apaixonado pela justiça social e pela paz.

3. A Luta

Autor: Norman Mailer

Em 1974, no Zaire (atual República Democrática do Congo), ocorreu uma das maiores lutas da história do boxe. Muhammad Ali, que perdeu o título mundial dos pesos pesados por se recusar a lutar no Vietnã, desafiou o campeão George Foreman.

Em A Luta, Norman Mailer, vencedor do prêmio Pulitzer em 1969 e 1980, consegue, através de sua escrita, fazer com que o leitor sinta como se estivesse acompanhado a maior luta do século XX. O livro traz consigo um dos relatos mais notáveis já escritos sobre eventos esportivos, com um retrato caprichoso das tensões políticas que ocorriam nos anos 70.

4. Championship Fighting: Explosive Punching and Aggressive Defense

Autor: Jack Dempsey

Ex-campeão do mundo, o autor desta obra, Jack Dempsey, é também membro do Hall da Fama do Boxe.

Neste livro, Jack dá aos leitores a chance de acompanhar um dos maiores e mais populares boxeadores de todos os tempos e revela as técnicas por trás de seu sucesso inigualável no ringue. 

Sem rodeios e com ilustrações detalhadas, Championship Boxing conduz o leitor pela teoria, pelo treinamento e pela aplicação de socos poderosos, defesa agressiva, postura adequada, finta e footwork. 

Os métodos revelados por Dempsey são úteis tanto para amadores, quanto para profissionais.

5. Com as Próprias Mãos 

Autores: Acelino Popó Freitas e Wagner Sarmento

Acelino Popó Freitas, ex-pugilista brasileiro e tetracampeão mundial em duas categorias diferentes de boxe, enfrentou grandes desafios em sua vida, incluindo a fome, a miséria, desestrutura familiar, a tentação em seguir caminhos errados e o desafio pessoal de conseguir dar melhores condições melhores para a sua família.

Popó conseguiu não só alcançar e superar esses obstáculos, mas também deu orgulho para sua família e amigos cravando seu nome na história do boxe mundial e virando um dos maiores ídolos brasileiros do esporte.

Sua história inspiradora é contada e detalhada pelo jornalista Wagner Sarmento em Com as próprias mãos, biografia de Acelino “Popó” Freitas, quatro vezes campeão mundial de boxe.

Leave a Reply

Your email address will not be published.