Como melhorar suas habilidades de escrita: 16 estratégias comprovadas

Aprender como melhorar suas habilidades de escrita e uma tarefa difícil. Qualquer um pode se tornar um bom escritor com um pouco de prática.

Você pode aprender facilmente sobre tópicos como a gramática, a estrutura de frases e a escolha de palavras com um professor de português.

Mas leva uma vida inteira para se tornar um grande escritor. Isso porque você precisa dominar a arte de contar histórias e dar aos leitores o que eles querem.

Com tudo que disse, estão aqui várias estratégias que você pode usar para melhorar suas habilidades de escrita com mais rapidez.

1. Passe Cinco Minutos Preparando Seu Espaço De Trabalho

Arquive suas anotações, limpe sua mesa, afie seus lápis e preencha suas canetas.

Se você usa um computador para escrever, feche tudo, exceto o aplicativo de escrita em seu computador e desconectado da Internet e da mídia social.

Lembre-se também de que pesquisar e escrever são duas atividades distintas que você deve realizar em momentos diferentes.

Você pode até tirar uma maçaneta da porta e trazê-la para o seu escritório – William Faulkner fez exatamente isso para evitar se distrair enquanto trabalhava.

Maçanetas à parte, prepare-se com antecedência onde vai trabalhar para que, quando se sentar e como palavras  começarem a fluir , você não parar preciso porque precisa de algo ou porque está distraído.

Dica de redação:  reserve um tempo mais tarde para usar as redes sociais ou ficar em dia com as notícias sem culpa.

2. Trabalhe Em Um Lugar Tranquilo

Se você é um novo escritor, precisa abrir uma parte de si mesmo e espalhar na página.

Você não pode se tornar um escritor melhor se estiver trabalhando no caos e não conhecer onde está tudo.

Mesmo que sua escrita não seja pessoal, sua mesa, chão e até mesmo suas paredes pertencem à sua pesquisa, anotações e ideias.

Aqueles que querem  melhorar sua redação  colocam no trabalho.

O romancista americano John Cheever escreveu a maioria de seus melhores trabalhos sozinho em um porão em Nova York vestindo apenas uma boxer.

O escritor infantil britânico Roald Dahl escreveu grande parte de sua obra em um galpão dedicado exclusivamente a escrever nos fundos de seu jardim.

Os escritores sabem que estão prestes a fazer uma bagunça e não podem fazer isso se feito trabalhando no caos.

Portanto, abra espaço em sua vida para o processo de escrita.

3. Medite Sobre Um Texto Escrito

Muitos bons escritores gostam de trabalhar tarde da noite, mas isso pode ser um desafio, pois sua mente de macaco já pode estar cheia de pensamentos, ideias e ideias inúteis.

Você pode contornar isso  meditando  ou se exercitando por alguns minutos antes de se sentar para trabalhar.

Desgaste seu macaco. Distraia-o. Escreva.

Aqueles que preferem escrever pela manhã têm uma vantagem sobre os escritores noturnos. Sua força de vontade é mais forte depois de dormir, e é quando a mente está mais criativa.

Aproveite esta oportunidade para escrever antes de verificar o e-mail, ouvir as notícias ou assistir a cento e uma outras coisas em seu dia.

Se você começa a escrever, sua mente está preocupada com as demandas do dia a dia, será difícil escrever algo útil. Contorne esse problema escrevendo suas preocupações, idéias e pensamentos em uma longa lista.

Este exercício de escrita é  uma vitória dupla . Em primeiro lugar, você limpar o lixo de sua mente e se sentir melhor e mais aberto a novas ideias que estão prestes a surgir em seu caminho.

Em segundo lugar, este exercício de redação o ajudará a se aquecer para a página à sua frente.

Dica de redação:  volte a escrever mais rápido meditando em sua escrivaninha.

4. Peça Emprestada Uma Grande Primeira Linha

‘Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos. ‘

– Me chame de Ishmael.

‘Como famílias felizes são todas iguais; cada família infeliz é infeliz à sua maneira. ‘

Escrever uma ótima primeira linha de outro autor é um “prompt” de escrita eficaz. Isso colocará suas mãos em movimento e como palavras na página.

Fique nas costas dos escritores de  sucesso que  você admira e coma a escrever. Você pode usar prompts da melhor redação como pontos de entrada em suas histórias e como soluções alternativas para  o bloqueio do escritor .

Lá em cima, a visão é clara e você pode ver por milhas. Quando  terminar de escrever , devolva a linha, mas mantenha o que escreveu. Não vou contar a eles se não o fizer.

É uma boa maneira de misturar seu estilo de escrita com o de outros bons escritores.

Mesmo que não desenhar ficção, você ainda pode usar as primeiras linhas de artigos que leu ou de livros de não ficção que admira. Ou você pode pegar uma fórmula comprovada de  redação  e adaptá-la para melhorar sua redação.

Dica de escrita:  ao usar este exercício, abaixe a barra para ver uma aparência de uma boa escrita para você. Você pode corrigir os erros mais tarde.

5. Mude Sua Rotina De Escrita

Sou totalmente a favor da estabilidade de uma rotina de escrita, mas às vezes a bagagem que vem com o trabalho em um lugar é demais.

A lâmpada do seu escritório precisa ser trocada, a tinta amarela está descascando da parede e o telefone continua tocando. Ou talvez onde quer que você escreva seja muito perturbador para fazer qualquer trabalho sério.

É bom escrever em um novo ambiente de vez em quando.

Leve seus escritos e vá a uma cafeteria ou biblioteca. Esses lugares geralmente estão livres da bagagem subconsciente que vem com o trabalho repetido no mesmo lugar. E às vezes o cérebro anseia por um novo ambiente de escrita.

O ruído ambiente  também incentiva a criatividade. Os melhores escritores como JK Rowling concordariam – ela escreveu as primeiras partes da série Harry Potter em um café.

Dica de redação:  Se você não conseguir sair de onde quer que você escrever, a  Coffitivity  irá recriar para você os sons do ambiente de uma cafeteria.

6. Comece Com Uma Página Em Branco

Em  A Guerra da Arte: Romper os Blocos e Vencer Suas Batalhas Criativas Internas , Steven Pressfield compara o trabalho de um escritor ao trabalho de um caçador – ambos devem sair a cada dia em busca de um novo jogo.

Ele exigiu:

“Eu realmente acredito que meu trabalho é crucial para a ciência do planeta? Claro que não. Mas é tão importante para mim quanto pegar aquele camundongo é para o falcão circulando do lado de fora da minha janela. Ele está com fome. Ele precisa de uma morte. Eu também. “

Quando você aparecer na frente da página em branco, esqueça suas realizações e fracassos anteriores. Você pode ter escrito cem, mil palavras ou mesmo dez mil palavras ontem. Ou talvez você não tenha escrito nada.

O que é mais importante é a página em branco à sua frente, como palavras que você ainda não publicou na página e as ideias que deseja moldar e formar.

Hoje, você está começando do zero. Você vai caçar e não pode se dar ao luxo de ser oprimido pelo que fez ou deixar de fazer ontem, na semana passada ou no mês passado.

Não deixe sua presa escapar.

Dica de redação : tente escrever um texto em algum lugar diferente de onde você trabalha normalmente. Um novo ambiente pode induzir o pensamento criativo.

7. Escreva Muitos Primeiros Rascunhos Bagunçados

O trabalho de um primeiro rascunho é simplesmente existir. A gramática e a estrutura das frases perfeitas não importam muito, pois você pode consertar tudo isso durante o processo de edição.

Se você produzir muitos primeiros rascunhos bagunçados, terá mais material para trabalhar. Além do mais, você terá mais prática ao escrever.

Por outro lado, tentar produzir um primeiro rascunho impecável com uma escolha perfeita de palavras e uma receita para o bloqueio do escritor.

Então, sente-se e escrever sobre o que vier à mente, sem parar para se censurar.

Baixar o padrão para os primeiros rascunhos funciona bem para todos, de redatores acadêmicos, jornalistas e blogueiros.

8. Experimente Diferentes Tipos De Escrita

Talvez você passe muito tempo escrevendo contos, ficção e escrita criativa. Foi o que fiz anos atrás.

Foi divertido, mas também passei muito tempo escrevendo os mesmos tipos de contos sem receber feedback ou publicar meu trabalho.

E esse feedback é fundamental para quem deseja melhorar sua própria escrita.

Às vezes, abordar um novo gênero ou meio o ajudará a reavaliar suas habilidades de escrita. É um trabalho árduo, mas também vale a pena.

Quando comeri um blogar, tive que aprender a escrever online em plataformas como WordPress, Medium e até LinkedIn.

Estudei o estilo de escrita de outros blogueiros e combinei o que aprendi com minhas experiências contos e jornalismo.

Dica de redação : leia livros e textos fora de sua zona de conforto. Pergunte a si mesmo o que você gostou e não gostou.

9. Pare De Escrever No Meio De Uma Frase

É sabido que Ernest Hemingway parou de escrever no meio de uma frase para saber por onde retomar a partir do dia seguinte.

Você  não precisa necessariamente  parar de escrever no meio de uma frase, mas é útil ter uma ideia clara de onde deseja retomar amanhã. Talvez você queira terminar sua introdução, expandir um determinado capítulo de seu livro ou trabalhar em um esboço.

Talvez seja o suficiente para arrumar.

Um mestre artesão se arruma e preparação com antecedência o trabalho para o dia seguinte. Eles fazem isso porque sabem que a criatividade é um jogo de longo prazo e é seu trabalho aparecer dia após dia e fazer o trabalho.

Como um escritor profissional, arrume seu trabalho, organize suas anotações e coloque seu espaço de escrita de volta do jeito que estava.

Dica para escrever … Dê uma gorjeta à garçonete na cafeteria se precisar. Torne mais fácil encontrar o espaço livre de que você precisa para melhorar sua escrita dia após dia.

10. Faça Cursos Online De Redação

É mais fácil do que anos atrás aprender as habilidades por trás da redação comercial, redação, narração de histórias e muito mais.

Há alguns anos, fiz um curso online de redação pública, que mais tarde me fornecer a escrever e-mails mais persuasivos e com redação comercial. Também me descobrir a descobrir o que alguns leitores de não especulam.

Acho que os cursos de redação online são um bom complemento para a forma tradicional de escrever livros e tutoriais.

Você também pode fazer cursos online com os melhores escritores profissionais,  como Malcolm Gladwell  e James Patterson. Ou  David Mamet  no Masterclass. Gosto do Masterclass porque oferece cursos de redação criativa, redação comercial, redação de comédia e muito mais.

Em outras palavras, é mais do que estrutura de frase.

Dica de redação:  use mapas mentais para fazer anotações sobre o que você aprendeu nesses cursos. Eles podem abranger mais do que erros básicos de gramática.

11. Mude O Tom De Uma História

Imagine se  Romeu e Julieta  não fosse escrito como uma tragédia romântica, mas como uma comédia romântica? Considere outras histórias famosas cujo tom você poderia mudar, e faça isso em seu próximo projeto de escrita. Isso irá aprimorar suas habilidades de escrita e criar algumas obras interessantes de ficção.

12. Entreviste Seus Personagens

Se você está criando, considerar entrevistar seus personagens. Marcel Proust  oferece uma lista de perguntas da entrevista para fazer aos personagens que escrevem, e elas podem ser bastante úteis. Faça perguntas aos seus personagens como:

  • Qual é o seu maior medo?
  • Quando você mente?
  • Qual é a característica sobre você que você mais não gosta?
  • Qual é o seu maior arrependimento?

Entrevistar seus personagens fictícios pode parecer estranho, especialmente porque são personagens que você criou, mas pode realmente ajudá-lo a pensar de forma mais criativa sobre quem eles são e o que podem pensar. Fazer perguntas e escrever as respostas também aperfeiçoará suas habilidades de escrita de ficção.

13. Escreva Um Fluxo De Consciência

Abra uma página em branco em seu documento de processamento de texto ou caderno de papel e cosmético a escrever. Não pense sobre o que você solicitou ou o que isso significa. Não edite nada.

Isso é chamado de escrever um fluxo de consciência. Como escritor, ele o beneficia ao ajudar-lo a criar ideias. Você pode ou não usar o que ganhou, mas pode fazer com que a energia criativa flua.

Escrever um fluxo de consciência às vezes é chamado de  escrita livre . Não importa como você o chame, o resultado final é um insight interessante sobre o que o motiva como pessoa e escritor.

É uma boa abordagem a ser usada ao escrever um primeiro rascunho, pois força você a atingir a contagem de palavras sem editar a si mesmo. Então, durante uma reescrita subsequente, você pode organizar uma estrutura da frase e outros  erros comuns de gramática .

14. Explorar O Flash Fiction

Ficção em Flash é uma história extremamente curta que possui todos os elementos importantes de uma história mais longa, mas é condensada em 500 palavras ou menos. Isso o força desenvolver rapidamente seu enredo, personagens e cenário, tudo sem sacrificar a clareza da história. Você ficará surpreso com a rapidez com que pode melhorar suas habilidades de escrita com esta atividade em particular.

15. Escreva Uma História Ilustrada

Pegue a revista ou jornal mais próximo e encontre uma foto aleatória nele. Em seguida, escrever uma breve descrição e uma história com base nisso. Use uma linguagem que mostre como uma pessoa se sente, qual o cheiro do ambiente e o que o evento significa para a comunidade local.

Seu objetivo com este exercício é criar algo que gere um sentimento no leitor, tudo a partir de uma imagem aleatória.

16. Encontre A Primeira Frase

Os prompts de escrita criativa são uma ótima maneira de explorar novas ideias em sua escrita. Encontre uma primeira frase vencedora para usar como sugestão e, a partir dela, construa uma pequena história.

Onde você pode obter sua primeira frase? Você pode encontrar listas online de frases iniciais ou pode simplesmente puxar algo de uma revista ou outro item que está lendo. Depois de definir sua frase inicial, dê asas à sua criatividade!

Comece A Escrever Hoje!

Talvez a melhor dica de redação que posso oferecer para melhorar suas habilidades de redação seja simplesmente começar.

Aparecer regularmente e produzir algo, qualquer coisa, é uma maneira infalível de melhorar. O processo de escrita não é tão misterioso quanto alguns fazem parecer.

Qualquer grande escritor dirá que consistência gera competência.

Então volte para isso!

Ferramentas Para Melhorar Suas Habilidades De Escrita Portugês

Embora os exercícios de escrita criativa sejam úteis, o software e as ferramentas também podem ajudá-lo a melhorar suas habilidades de escrita. Eles são uma parte importante do meu processo de escrita.

Eu recomendo  Grammarly  para escritores que precisam de ajuda com a autoedição , os melhores pontos da gramática inglesa e revisão. É uma boa escolha para escritores freelance, escritores acadêmicos e escritores de ficção.

ProWritingAid  é uma alternativa popular ao  Grammarly e é adequado para escritores de ficção.

Eu uso essas duas ferramentas regularmente para verificar as peças de escrita para o uso de plágio inadvertido, má escolha de palavras e muito mais.

Ambas as ferramentas também são boas para quem não fala inglês..

O Editor de Hemingway é outra ferramenta útil e gratuita para descobrir o que constitui uma escrita fraca. Também pode ajudar-lo a melhorar a legibilidade do seu trabalho.

FAQs

Como Posso Melhorar Minhas Habilidades De Escrita Rapidamente?

Pratique escrever um pouco todos os dias, em vez de muito de vez em quando. Escreva por 15 minutos. Escreva 300 palavras. A prática constrói competência.

Como Posso Melhorar Minhas Habilidades De Comunicação Escrita?

Use um verificador gramatical, como Grammarly, para verificar se há erros e erros em seu trabalho antes de enviá-lo ou publicá-lo. Também é uma boa ideia ler alguns dos seus trabalhos em voz alta antes de publicá-los.

Que Exercícios Me Ajudarão A Melhorar Minhas Habilidades De Escrita?

Qualquer exercício que o faça escrever de uma nova maneira ou usar novas palavras irá melhorar suas habilidades de escrita. O segredo é ser criativo e experimentar um estilo de escrita que você nunca preservou antes.

Como Posso Começar Minha Redação?

Freqüentemente, o melhor lugar para começar é o meio. Escreva os detalhes mais importantes e termine a peça com o início e o fim. Freqüentemente, os detalhes no meio de uma história realmente guiam o melhor ponto de partida e chegada.

Com Que Frequência Os Bons Escritores Usam Instruções De Escrita E Exercícios De Escrita?

Bons escritores sabem que podem usar ferramentas como escrever prompts e escrever exercícios sempre que sentirem que estão entrando em uma rotina de escrita. Essas ferramentas podem despertar uma nova criatividade e fazer com que uma escrita flua novamente quando estiver parada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.