Se você precisar de ajuda para entender o marketing para escritores, este artigo oferece 4 estratégias que você pode experimentar hoje.
O marketing pode ser um tópico assustador para os escritores falarem, uma vez que existem inúmeras plataformas para comercializar seus serviços e cada uma vem com sua própria lista de prós e contras. Para escritores, o marketing precisa ser abordado, já que é o que determina se você pode pagar o aluguel do próximo mês ou não.
O marketing é a parte mais importante do seu negócio de redação freelance - ou de qualquer negócio. Você poderia ser o melhor escritor do mundo, mas se ninguém souber quem você é, você nunca ganhará dinheiro.
Outro grande problema é equilibrar corretamente o tempo gasto na redação e no marketing. Se você gastar muito tempo escrevendo e sem marketing suficiente, seu fluxo de trabalho irá secar. Se você estiver fazendo marketing demais, a qualidade do seu trabalho será prejudicada.
Então, como você pode atrair clientes para o trabalho e, ao mesmo tempo, ter tempo suficiente para cumprir esse trabalho? Vamos descobrir!
1. Configure um site e crie conteúdo que atraia clientes
Um blog é uma ferramenta de marketing importante para todas as empresas porque permite que você construa uma marca pessoal e seguidores leais. É a base da estratégia de marketing de um escritor.
Crie um site atraente
Você comprou um domínio para o seu site, mas se sente totalmente perdido e confuso enquanto olha para uma página em branco. É neste momento que a maioria dos escritores se engana.
Eles vão juntar algumas palavras e imagens que parecem atraentes e encerrar o dia. Esta é a mentalidade errada.
Seu site é uma ferramenta e, como qualquer ferramenta, é completamente inútil sem um propósito claro.
O objetivo do seu site é transformar visitantes em compradores, preenchendo um formulário de contato. Cada palavra, imagem e página devem aproximar o visitante de preencher seu formulário de contato.
Você está oferecendo um serviço aos clientes, então você vai querer usar sua página inicial como uma página de destino para o seu serviço de redação.
Dessa forma, os visitantes podem chegar ao seu site e converter imediatamente, sem precisar visitar outra página. Agora que você está com a mentalidade certa, decida quantas páginas deseja. Uma regra simples a seguir é "menos é mais".
Muitos sites têm muitas páginas que causam confusão desnecessária. As cinco páginas essenciais que todo escritor deve ter são:
Home Page
Página de Sobre
Página de Portfólio
´Página de serviços
Página de contatos
Se você estiver pensando em adicionar outra página, pergunte-se primeiro: “Esta página aumentará a probabilidade de os visitantes entrarem em contato comigo por meio do meu formulário de contato?” Em caso afirmativo, adicione-o. Na maioria das vezes, as páginas adicionais fazem com que o visitante seja desviado e isso reduz as conversões.
Agora que você decidiu o número de páginas de que precisará, é hora de escrever algumas cópias. Das centenas de dicas e truques online que o ajudarão a aumentar as conversões, o mais útil de longe para os novos escritores é se concentrar apenas nas necessidades e desejos de seus clientes. Se uma frase em seu site não explica como seu serviço torna a vida de seu visitante melhor, corte-a.
Pare de se gabar de seu serviço. Em vez disso, concentre-se em como sua escrita beneficiará a vida do visitante. Por exemplo, a empresa Man Crates vende presentes para homens e se concentra em como seus presentes melhoram a vida do comprador. Eles falam sobre alguns recursos, mas terminam com um benefício emocional.
Agora que você tem um site simples e com foco nas necessidades dos visitantes, é hora de criar um conteúdo atraente.
Crie conteúdo atraente para seu público-alvo
Siga três etapas importantes e simples ao criar conteúdo:
=> Conheça seu público melhor do que eles próprios.
=> Encontre tópicos sobre os quais escrever.
=> Crie conteúdo atraente abordando seus problemas, desafios e desejos.
A pesquisa é fundamental para você criar um conteúdo atraente. Você deve conhecer seu público melhor do que eles próprios. Dessa forma, toda vez que você publicar uma nova postagem no blog, eles saberão que você resolverá os problemas deles.
Uma das maneiras mais fáceis de pesquisar seu público é entrar em contato com eles. Qualquer plataforma de mídia social serve. Você pode ir ao Facebook ou Reddit e pesquisar grupos relacionados ao seu nicho e enviar mensagens para alguns membros.
Descubra se eles gostariam de responder a uma pesquisa e fazer essas quatro perguntas importantes.
Por que você está interessado em [ ]?
Por que [ ] foi uma luta para você?
Qual é a sua maior frustração quando se trata de [ ]?
O que você pode alcançar se realizar [ ]?
Se você é um escritor no nicho de saúde e boa forma, pode perguntar algo como: “Por que você está interessado em saúde e boa forma?” E “Por que manter a forma e a saúde têm sido uma luta para você?”
Fazer essas perguntas fornece uma visão mais profunda das mentes de seu público.
A segunda etapa é encontrar tópicos sobre os quais escrever. Esta etapa deve ser fácil se você concluiu a etapa um. Tudo o que você precisa fazer é transformar cada problema de seu público em um tópico.
Usando o exemplo acima, se a maior luta e frustração do seu público é viajar para a academia para se exercitar, crie uma postagem sobre como se exercitar em casa.
A última etapa é aprofundar e agregar valor ao seu público. Depois de coletar suas informações, você verá certos termos surgindo com frequência. Use-os em toda a sua postagem para que seu público saiba que esta postagem é para eles.
Agora vamos falar sobre como construir uma lista de e-mail para a qual você possa fazer marketing.
2. Crie uma lista de e-mail e comercialize seus serviços para eles
Pense em sua lista de e-mail como uma lista de seguidores leais para os quais você pode fazer marketing a qualquer momento. Surpreende-me que muitos escritores freelance, e até mesmo empresas, não tenham uma estratégia de marketing por e-mail.
Para cada $ 1 gasto em marketing por e-mail, você recebe $ 44. Onde você pode obter um retorno melhor do que isso?
A primeira etapa para construir uma lista de e-mail é criar um lead magnet.
Crie um ímã de lead que traz leads por e-mail
Você já conhece seu público, uma vez que fez as quatro perguntas importantes acima. Agora é hora de usar essas informações para criar um ímã de chumbo.
Um ímã de chumbo é qualquer presente que você oferece aos visitantes em troca de suas informações de contato. Nos primórdios da internet, as pessoas ficavam felizes em se inscrever para algo gratuito, mas hoje não tanto.
Isso torna a criação de ímãs de leads relevantes e atraentes para seu público mais importante do que nunca.
Com todas as informações que você coletou de seu público-alvo, procure o maior e mais comum problema que eles estão enfrentando. Se não for grande o suficiente, seus visitantes não sentirão a necessidade de fornecer seus endereços de e-mail. Se não for comum o suficiente, você não receberá muitos endereços de e-mail.
Um lead magnet que traz muitos endereços de e-mail resolve um grande problema que a maioria dos visitantes está enfrentando.
Se o maior problema que seus visitantes estão enfrentando é encontrar tempo para cozinhar refeições saudáveis, seu ímã de chumbo pode ser um e-book de receitas grátis que contém refeições saudáveis que são rápidas de preparar.
Se você é um escritor freelance na área de marketing, um grande problema que seu público pode enfrentar é a criação de personas de comprador precisas. Você pode criar um lead magnet sobre como criar buyer personas precisas e os visitantes implorarão para que você anote seus endereços de e-mail.
Escolha o software correto de marketing por e-mail
Agora que você resolveu um grande problema para seu público, escolha um software de e-mail que atenda às suas necessidades. O software de e-mail permite que você envie mensagens personalizadas para seus assinantes sem muitos problemas. Mas com tantos provedores de software de e-mail, qual é o melhor?
Procure um que atenda às suas necessidades de negócios. Considere estes quatro fatores:
Entregabilidade
Simplicidade
Opções de personalização
Opções de automação
Ao começar, procure um software que seja simples de usar e tenha opções avançadas de personalização e automação. A última coisa que você quer é comprar um software de marketing por e-mail que seja fácil de usar, mas que não faça nada além do básico.
Um software de e-mail que possui uma interface fácil de usar, porém avançada, é o ConvertKit. Este software de email marketing possui uma taxa de entrega insanamente alta de 99,63% e permite que você envie um número ilimitado de emails para seus assinantes.
Como acontece com todos os softwares de e-mail, o ConvertKit tem uma curva de aprendizado, mas assim que você pegar o jeito, poderá enviar e-mails automatizados e personalizados para seus assinantes.
Adicione valor à vida do seu assinante, enviando e-mails
Depois de enviar a seus assinantes seu ímã de leads, é hora de continuar agregando valor, enviando e-mails valiosos que os ajudam a resolver seus problemas diários.
Lembre-se, você já fez a pesquisa e descobriu quais são os principais problemas, desejos e desafios do seu público. Agora você vai querer enviar e-mails que os aproximem de seus objetivos.
Você também pode notificar os assinantes quando novas postagens de blog forem lançadas. Isso aumenta suas chances de conseguir mais compartilhamentos e sua postagem se tornar viral.
Um grande erro que a maioria dos redatores freelance que estão começando comete é enviar a seus assinantes um ímã de leads útil e, em seguida, pensar que o trabalho está feito. Em seguida, esses novos freelancers enviam email após email promovendo seus serviços de redação, o que faz com que todos cancelem a assinatura.
Você deseja encontrar um equilíbrio entre o envio de e-mails informativos valiosos e e-mails de vendas. Jogue pelo seguro no início e envie apenas e-mails informativos. Depois de algumas semanas ou mesmo meses tendo seus e-mails abertos e lidos, você pode começar a anunciar vendas.
Diga a seus assinantes que você está promovendo uma promoção e escreverá conteúdo com um desconto de 20% nos próximos cinco dias. Isso cria exclusividade e aumenta as chances de compra.
3. Escreva postagens de convidados em sites de autoridade
Por que você quer escrever de graça? Você é um escritor freelance e merece ser pago por seu trabalho árduo. Bem, você não está escrevendo de graça, mas também não está escrevendo para ser pago diretamente. Você está escrevendo para colocar seu trabalho diante de um grande número de olhos.
Quando você está começando, é improvável que seus artigos alcancem um grande número de pessoas. Mas se você postar no site de uma autoridade e ela direcionar para o seu blog, isso dirá ao Google que você é legítimo e sua classificação de SEO melhorará.
Se você postar como convidado nesses sites por tempo suficiente, os leitores poderão vê-lo como uma figura autoritária na indústria e você criará seus próprios seguidores. Então, como você posta nesses sites?
Procure os 5% principais dos sites do seu nicho
Se você vai escrever artigos não pagos, pode também ser para os melhores sites do seu nicho. É por isso que você deseja evitar sites de nível médio. O tempo que você investe para criar uma postagem pode não valer o esforço.
Em vez disso, vá para o seu mecanismo de pesquisa favorito e digite o seu nicho. Você verá muitos blogs aparecerem em seu nicho. Faça uma lista dos 10 principais blogs e nosso endereço de e-mail do editor-chefe de cada blog.
Procurar endereços de e-mail pode ser uma dor de cabeça. Então, em vez disso, contrate alguém da Upwork ou Fiverr. Você descobrirá alguns centavos por e-mail e não terá que procurar endereços de e-mail sozinho.
Agora que você tem alguns endereços de e-mail, é hora de lançar.
Pitch Editors com sua postagem de convidado
A melhor maneira de fazer com que os editores aceitem suas postagens de convidados é fornecer a eles tópicos atraentes que eles nunca abordaram antes.
Além disso, desenvolva seu próprio modelo de argumento de venda de guest post. Se você for usar um que encontrou na internet, correrá o risco de parecer idêntico aos outros. Isso pode levar rapidamente seu e-mail para a pasta de lixo.
Depois de apresentar aos editores algumas opções atraentes de postagem no blog, inclua links para alguns de seus artigos anteriores e clique em enviar.
Na maioria das vezes, os editores não respondem depois que você envia o primeiro e-mail, portanto, faça o acompanhamento em alguns dias.
Esta é uma forte estratégia de marketing de conteúdo, porque se os leitores gostarem do seu conteúdo, eles irão para o seu blog e assinarão a sua lista de e-mail.
Postar artigos no Medium
Se você não quiser passar pelo processo de procurar e-mails e editores de argumentos de venda, pode começar a escrever no Medium.
A configuração de uma conta Média leva cerca de 10 minutos. Quando você publica artigos lá, o Medium conecta você a pessoas que provavelmente estarão interessadas em seu conteúdo. Dessa forma, você atinge um público novo e maior.
Se você postar regularmente, poderá atrair milhares de pessoas para o seu blog. Você também pode ser pago no Medium, o que é um grande benefício.
Postar no Medium é uma maneira eficaz de ser descoberto por grandes editores. Eles estão sempre procurando por autores populares, e isso pode levar a trabalhos de redação de longo prazo.
Leia nosso guia para ganhar dinheiro no Medium.
4. Promova o seu conteúdo nas redes sociais
A mídia social é uma ferramenta eficaz não apenas para promover seu conteúdo, mas também seus serviços de redação. Você pode promover sua marca de várias maneiras nas redes sociais, incluindo:
Publicação de anúncios tangueados;
Postagens em grupos em mídias sociais;
Agregar valor em seu Feed;
Criação de Postagem com Infográficos divertidos;
Iniciando uma página de blog nas redes sociais
A maneira mais rápida e simples de promover seu conteúdo nas redes sociais é veicular anúncios pagos. Essas são maneiras garantidas de fazer com que os leitores interessados cliquem em seu conteúdo.
Dito isso, o retorno de sua mídia social depende do texto do anúncio, da segmentação e do orçamento, então, quando você é novo no marketing digital, não espere um milagre. Em vez disso, procure melhorar suas estatísticas a longo prazo, pois a publicidade em mídia social pode levar algum tempo para se acostumar.
Quando você está começando, comece pequeno e execute campanhas de anúncios de mídia social que custam cerca de um dólar por dia. Isso permite que você se adapte e aprenda com seus erros. Se uma campanha específica obtiver resultados, expanda.
A segmentação pode fazer ou quebrar sua campanha de mídia social. Quando você for inexperiente, comece almejando pequenos grupos de pessoas que você sabe que estarão interessadas em seu serviço.
Por exemplo, você pode segmentar pessoas que visitaram seu site nos últimos 30 dias. No marketing digital, lembrar os visitantes do site sobre seus produtos e serviços é chamado de retargeting, e isso pode melhorar muito os retornos nas mídias sociais.
Precisa de mais ajuda? Leia nosso guia de marketing de livros do Instagram.
A palavra final sobre maneiras de se promover como escritor
O marketing é uma das partes mais importantes de ser um escritor freelance porque traz leads e clientes. Às vezes, pode parecer intimidante por causa das inúmeras maneiras de promover seus serviços de redação.
Ao criar um blog, criar um lead magnet, escrever em sites de autoridade e promover seu conteúdo, você se prepara para um fluxo constante de clientes que escrevem.
Perguntas frequentes sobre maneiras de se promover como escritor
Está escrevendo no Medium, vale a pena?
Médio é uma maneira conveniente para novos escritores construírem sua experiência e portfólio. Com o Medium, você não precisa de uma plataforma para postar. Basta configurar uma conta Medium, começar a criar sua própria experiência e receber o pagamento.
Quais são as melhores plataformas de mídia social para promover conteúdo?
Cada plataforma de mídia social funciona, pois conecta você ao seu público. As plataformas de mídia social mais populares para promoção de conteúdo são:
1. Instagram - Use uma conta empresarial do Instagram, pois ela dá acesso a ideias e outros recursos úteis.
2. Facebook - Use a regra 70-20-10. Poste conteúdo original 70% do tempo, poste conteúdo relevante 20% do tempo e se autopromova apenas 10% do tempo.
3. YouTube - A parte mais importante do marketing do YouTube é criar miniaturas e títulos que chamem a atenção.
4. Twitter - Publique durante os horários de pico. Um estudo feito pelo Buffer descobriu que os tweets postados na sexta, sábado e domingo têm as taxas de cliques mais altas.
Ao usar o Facebook como redator autônomo, recomendo veementemente ingressar em grupos de redação como The Write Life Community, Writers Helping Writers e Ask a Book Editor. Esses grupos publicam muito conteúdo sobre cumprimento de prazos, obtenção de clientes e outros problemas que a maioria dos escritores enfrenta.
Se você quiser mostrar seu trabalho a muitas pessoas com o Twitter e o Instagram, considere o uso de hashtags como #writing, #creativity e #editing. Ao fazer marketing no YouTube, concentre-se em agregar valor e atrair a atenção dos espectadores.