Não importa qual seja a sua área de atuação. Você pode ser um vendedor de pijama cirúrgico, dono de lanchonete, dono de uma multinacional ou de um pequeno estabelecimento, mas apenas por ser um empreendedor, precisa de novas ideias para se inspirar e expandir os horizontes.
Pensando nisso, separamos aqui alguns dos melhores livros para você, empreender e obter novas ideias. Continue lendo a seguir.
1. O lado difícil das situações difíceis
O autor Ben Horowitz é um dos principais fundadores e empreendedores do Vale do Silício, região dos Estados Unidos onde estão presentes as principais empresas de tecnologia do mundo.
Nesta obra, ele detalha partes como fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em diversas empresas.
E mesmo que a realidade de um empreendedor na Califórnia seja bem diferente e distante da brasileira, o livro é extremamente válido, principalmente pela forma direta e sucinta que o autor escreve sobre o assunto.
2. Rápido e devagar
Além de autor, Daniel Kahneman já foi ganhador do Prêmio Nobel de Economia e é conhecido por pesquisas que conseguem mostrar que não existe tanta racionalidade em nossas decisões.
Neste livro, ele menciona que existem, basicamente, duas formas de pensar: uma rápida, intuitiva e emocional; e outra mais lenta, deliberativa e um pouco lógica. E é na primeira forma que se encontram as oportunidades de convencer pessoas de forma persuasiva e vender melhor seus produtos ou serviços.
3. A lógica do consumo
Este é um excelente livro para te ajudar a vender mais e melhor.
O autor Matin Lindstrom escreve estudos sobre relações entre o cérebro e o marketing e explica como usar pequenas táticas e conquistar a atenção de possíveis clientes.
4. Sonho grande
Neste livro a autora Cristiane Correa conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que são nada mais, nada menos do que os três dos homens mais ricos do Brasil e do mundo.
Ela conta ao longo das páginas como eles conseguiram comprar marcas gigantescas, como Budweiser, Burger King e Heinz focando na cultura de suas empresas.
5. Abilio
Esta obra é uma autobiografia de Abílio Diniz, o fundador do grupo Pão de Açúcar.
No livro ele fala sobre suas dificuldades, lutas e descobertas não apenas no empreendedorismo, mas na vida como um todo.
6. Quebre as regras e reinvente
Seth Godin é um autor e empreendedor americano.
Neste livro ele incentiva que as pessoas sejam curiosas e tentem algo novo o tempo inteiro, até finalmente encontrarem as soluções que precisam.
7. Vai lá e faz
O autor deste livro é Tiago Mattos, um futurista brasileiro que mostra que é possível qualquer um criar uma empresa inovadora, e o segredo para isso? Mudar o jeito de pensar.
8. O ponto da virada
Malcolm Gladwell estuda o que há em comum entre filmes, livros e produtos que passam a fazer muito sucesso de uma hora para outra.
De acordo com o autor, esses fenômenos funcionam exatamente como vírus. E é ao decorrer do livro que se explica a lógica por trás disso.
9. De empreendedor e louco todo mundo tem um pouco
A autora Linda Rottenberg mostra como o pensamento empreendedor pode fazer parte do dia a dia de todos, independentemente de você possuir ou não um negócio.
Ela é fundadora da Endeavor, uma das principais organizações de incentivo ao empreendedorismo no Brasil, juntamente à Sebrae.
10. Empreendedorismo criativo
A empreendedora brasileira Mariana Castro conta através de seu livro a história de algumas startups de sucesso no setor da Economia Criatividade no Brasil, como Perestroika, Mesa & Cadeira, Mandalah e Flag.
O livro é repleto de ideias de como fazer algo que já é feito por vários, mas de uma forma diferente e inovadora.