Deseja abrir a sua própria biblioteca? Saiba como

Todo bom amante da leitura, em algum momento da vida já pensou em ter uma biblioteca dentro da própria casa, mas por que não transformar este amor em negócio?

Além de promover a leitura para as pessoas da região, é uma forma de trabalhar com o que mais ama. Ficou curioso? Deseja abrir a sua própria biblioteca? Continue lendo para saber os passos que terá que seguir.

Planejamento

Independentemente do projeto, a primeira coisa que deve ser levada em consideração é o planejamento. Pular essa etapa pode gerar muitos problemas, que é algo que nenhum empreendedor gostaria de ter ao abrir um negócio.

Antes de começar a investir o seu dinheiro no projeto, você precisa tomar algumas decisões importantes, analisar o seu mercado e reconhecer as oportunidades.

Uma biblioteca normalmente só funciona com o empréstimo de livros e a leitura no local, mas você pode investir também em compra e troca de livros, fazendo uma espécie de sebo. Além disso, pode aceitar doações e também trabalhar com venda de livros novos, como em uma livraria.

Você pode também criar um ambiente que seja aconchegante e permita que as pessoas possam ir estudar e trabalhar. Um espaço convidativo não vai incentivar apenas a leitura, mas também o seu negócio, possibilitando mais vendas, trocas e doações de produtos.

E na fase de planejamento do seu negócio, você irá precisar definir a maneira como quer trabalhar, quem será seu público alvo e as regiões que são mais propícias ao seu negócio.

Legalização

Assim como em outros negócios, abrir uma biblioteca também requer algumas burocracias, bem como a  matrícula atualizada de imóvel.

Se você não entende ou entende pouco dessa área, o ideal é que procure o auxílio de um contador e veja onde poderá encaixar o seu negócio. É importante também procurar informações sobre os procedimentos para efetuar a legalização e receber seu CNPJ.

Trabalhar de forma legal é primordial para se alcançar o sucesso, portanto, não pule essa parte.

Local para montar uma biblioteca

Uma dica crucial para quem deseja abrir uma biblioteca, é que antes de comprar o espaço (ou alugar), procure fazer uma pequena pesquisa em sua cidade.

Se informe se as pessoas da região têm interesse em leitura, converse com pais se eles se interessariam pelo que a sua biblioteca poderá oferecer para seus filhos, se já existem ou existiram outras bibliotecas em sua região e como elas estão atuando no mercado.

Quanto ao local de instalação, o ideal é procurar um espaço no centro da cidade, em bairros próximos ao centro ou bem movimentados, pois isso oferece facilidade para que os clientes possam chegar até a biblioteca e te dá uma visibilidade melhor no mercado local.

Fornecedores

Para possuir um bom acervo, você precisará encontrar bons fornecedores de livros. Após estar ciente sobre interesse do seu público alvo, veja quais das opções te dará as melhores condições de negócio.

Ter contato direto com um fornecedor de qualidade vai permitir que você tenha acesso aos clássicos e às novidades em primeira mão, o que vai gerar um retorno ainda mais positivo dos consumidores.

 

Estrutura e equipamentos

No geral, a estrutura de uma biblioteca é simples, mas tudo pode variar de acordo com o projeto escolhido.

Você pode ter apenas uma área em frente onde ficará um balcão e uma área de exposição com os livros por toda a biblioteca, como também algumas áreas como salas para estudo, trabalho e realização de cursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.